Transdisciplinaridade

transdisciplinaridade - Transdisciplinar é aquilo que está ao mesmo tempo entre disciplinas, através de diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina [3][34][35]. A transdisciplinaridade usa a lógica e a álgebra para expandir a visão das artes e realizar uma mudança de consciência. Existem diversos exemplos onde isso acontece. Na arte da fotografia, um mesmo lugar fotografado por diferentes pessoas oferece diferentes olhares (nota de rodapé 1). Na arte da cozinha, o preparo de uma mesma comida segundo receitas de família remete à lembranças que despertam sentimentos e emoções [7][8][19][22][37]. A visão transdisciplinar está fundamentada nos conceitos de multidimensionalidade e multireferência.

multidimensionalidade - (lógica do terceiro incluído, Dimensões)
Seja A um estado que pertence a uma Dimensão, A' a negação deste estado que pertence a Dimensão imediatamente vizinha à dimensão onde o estado A está representado, Thao estado que reúne o par de contraditórios (A,A') que pertence à dimensão imediatamente vizinha onde o estado A' está representado.
A multidimensionalidade, denotada por (A, A', Thao), resulta da conexão entre diferentes Dimensões pela da aplicação da lógica do terceiro incluído. A co-existência de Dimensões representa a pluralidade complexa e a estrutura de rede aberta onde nenhuma Dimensão constitui um lugar privilegiado para compreender todas as outras dimensões.
Dimensões são representadas graficamente por linhas.

 

multireferência - (teoria da complexidade, Realidades)
A multireferência resulta da conexão entre diferentes planos de  existência (A, A', Thao) e (A', A'', Thao') pela aplicação da teoria da complexidade observando trajetórias definidas através dos ciclos de tempo. Pela  multireferência planos de existência são transformados em Realidades representadas graficamente por triângulos cujos lados medem 5 (cinco sentidos (nota de rodapé 2), 3 (disciplinas do trivium (nota de rodapé 3) e 4 (disciplinas do quadrivium (nota de rodapé 4).

-------------------------

nota de rodapé 1 - Isto pode ser observado no livro Rio, de Rafael Duarte (1982-..., jornalista carioca), publicado pela editora Bambalio [https://vimeo.com/303689819] que apresenta imagens icônicas do Rio de Janeiro, mas por diferentes olhares.

nota de rodapé 2 - Visão, tato, olfato, audição, paladar.

nota de rodapé 3 - Linguagem, lógica, retórica.

nota de rodapé 4 - Álgebra (número), geometria (número no espaço), música (número no tempo), astronomia (número no espaço-tempo).

nota de rodapé 5 - Os maias tinham um calendário circular baseado em ciclos repetitivos fundamentais para a organização religiosa e cultural.