Estante Virtal

WHAT EVERY COMPUTER SCIENTIST SHOULD KNOW ABOUT FLOATING-POINT ARITHMETIC

(pdf) Apresentação de aspectos do ponto flutuante que produzem impacto direto no desenvolvimento de sistemas de computação. O texto inicia com a descrição da representação em ponto flutuante e erro de arredondamento, apresentado a seguir uma discussão sobre o padrão de processamento em ponto flutuante e exemplo de como sistemas de computação podem realizar da melhor forma a aritmética de ponto flutuante.

Bibliografia comentada de Métodos Numéricos


BURDEN; R. L.; FAIRES, J. D.  Análise Numérica. Editora Cengage, 2008.
Recomendo para aqueles que estão iniciando o estudo de métodos numéricos. O livro utiliza uma linguagem bastante simples e isso facilita sua leitura. Também apresenta muitos exemplos que podem ser usados como exercícios.

CAMPOS FILHO, F. F. Algoritmos numéricos. Editora LTC, 2007.
Recomendo para pessoas com interesse em algoritmos numéricos.

CLAUDIO, D. M.; MARINS, J.M. Cálculo numérico computacional: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000.
O livro apresenta a fundamentação teórica do cálculo numérico. Pode ser necessário esforço adicional para a compreensão da leitura, pois o texto utiliza escrita matemática. Ótimo como livro de referência.

GANDER,  W.;  HREBÍCEK,  J. Como  resolver  problemas  em  computação  científica  usando  Maple  e  Matlab.  Ed.  Edgard  Blücher Ltda, 1997.
O foco do livro é o uso de scripts MAPLE e MATLAB  de métodos numéricos. Recomendo para aqueles que apreciam aprendizagem baseada em problemas (PBL).

GILAT  A.; SUBRAMANIAM,  V. Métodos  numéricos  para engenheiros  e  cientistas:  Uma  introdução  com  aplicações  usando  o MATLAB. Artmed Editora, 2008.
Excelente livro para quem gosta de praticar métodos numéricos desenvolvendo scripts no MATLAB.

KÖCKLER, Norbert Numerical methods and scientific computing: using software libraries for problem solving. Clarendon,1994.
Bom livro apresenta para quem busca fundamentação teórica exemplos de aplicação de métodos numéricos.

SPERANDIO, D.; MENDES, J. T.; MONKEY, L. H. Cálculo numérico: características matemáticas e computacionais dos métodos numéricos. Prentice Hall, 2003.
Texto estruturado de modo a aumentar gradualmente a complexidade dos conteúdos.

Padrões

O Padrão IEEE-754  Padrão IEEE para Aritmética de Ponto Flutuante (IEEE 754) é um padrão técnico para computação de ponto flutuante estabelecido em 1985 pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE). O padrão foi elaborado para unificar as diversas implementações de ponto flutuante tornando-as mais confiáveis e portáveis. 
O padrão define: (1) formatos para números (binário, decimal, hexadecimal), números finitos (incluindo zeros assinados e números subnormais), números infinitos e valores especiais de "não um número" (NaNs). (2) formatos de intercâmbio: codificações (cadeias de bits) que podem ser usadas para conversão de dados de ponto flutuante de forma eficiente e compacta. (3) regras de arredondamento: propriedades que devem ser satisfeitas quando a função arredondamento  ocorre na realização de operações aritmética e conversões. (4) operações: aritmética e outras operações (como funções trigonométricas) em formatos aritméticos. (5) manipulação de exceção: indicações de condições excepcionais (como divisão por zero, transbordamento, etc.)
A versão atual, IEEE 754-2008, publicada em agosto de 2008, inclui quase todo o padrão original IEEE 754-1985 e o Padrão IEEE para aritmética de ponto flutuante independente de Radix (IEEE 854-1987).

A ABNT é responsável por elaborar as Normas Brasileiras (ABNT NBR) de produções de textos acadêmicos e científicos.

As Normas da ABNT normas da ABNT são utilizadas como padrão para a produção de teses, monografias e dissertações acadêmicas, trabalho de conclusão de curso (TCC) que feito no final de cursos de ensino superior.

Cada NBR (Norma Brasileira) se destina a uma característica específica da produção acadêmica / científica, por exemplo: NBR 14724: informações para a elaboração de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais). NBR 6022: informações para artigos em publicação periódica científica impressa. NBR 15287: informação e documentação à respeito de Projeto de pesquisa. NBR 6023: critérios e ordem em relação às referencias (a respeito da transcrição e informações a serem retiradas de documentos ou de outras fontes de informação).​ NBR 10520: informações sobre as citações em documentos.​ NBR 6028: informações sobre os requisitos para apresentação de resumos e redações.

Cada norma técnica aprovada e publicada pela ABNT possui um código específico, normalmente iniciada pela sigla NBR.

DICAS SOBRE ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES (Tufte)

(pdf) Transcrição de seminário realizado por Edward Tufte (um dos mais importantes especialistas em infografia) sobre como preparar apresentações visualmente interessantes.

DICAS SOBRE APRESENTAÇÃO FALADA (S. Jones, Microsoft Research)

(vídeo) Palestra do professor Simon Jones, da Microsoft Research, sobre a escrita científica.

© 2023 por Beatriz R. Tavares Franciosi